domingo, 30 de novembro de 2008

Faculdade São Luís de França
Avaliação do módulo de Novas Tecnologias na Educação

Alunos: Annabelle Patricia Silvestre Rodrigues
Carlos André Pacheco Cardoso
Tatiana Góis Pereira


1 – Apresente as vantagens e desvantagens em relação ao homem e ao uso das novas tecnologias? Dê exemplos.

Temos como principal vantagem o processamento e transmitissão simultânea de diferentes tipos de informação (dados, voz, imagem), gerando novas necessidades de informação por parte todas as atividades humanas, possibilitando o acesso imediato a todos os setores da sociedade. O conhecimento adquirido com as novas tecnologias tem que ser vivenciado e compartilhado, a fim de que os fatos não trabalhados possam ser reunidos para um fim útil.
Em contrapartida, temos como desvantagem as informações e imagens pouco recomendáveis de acordo com os padrões morais vigentes, levando-nos a questionar se os avanços tecnológicos podem suplementar os perigos que daí pode advir.
2 – De que forma a WEB 2.0 pode ajudar ou atrapalhar as pessoas ou organizações. Dê exemplos.

A WEB 2.0 pode ajuda a identificar e reunir pessoas, com o objetivo de ampliar os conhecimentos. Prejudica quando não é utilizado de forma lícita, gerando, por exemplo, crimes organizados, pedofilia, prostituição entre outros.
3 - Qual a conexão que podemos fazer entre as inteligências múltiplas e as tecnologias? Dê Exemplos.

As inteligências múltiplas (linguística, corporal, musical, lógica, espacial, matemárica, interpessoal, intrapessoal e naturalista) e as tecnologias devem ser equilibradas, uma dependendo da outra e desta forma as informações serão empregadas para se tornarem conhecimentos, por exemplo, através da criação de jogos, músicas para desenvolver a lógica matemática
4 - O que é Software Livre e como podemos tirar proveito dele?

Software Livre é um programa de acesso livre no qual podemos receber ou aumentar informações para o computador sem causar danos aos direitos autorais. Outro proveito é a acessibilidade permitindo algumas liberdades porque o seu código fonte é aberto.
5 - Formule uma pergunta em relação ao que foi visto na aula de ontem e responda.

Pergunta: Como o conhecimento das novas tecnologias acrescenta para a vida do usuário?

Resposta: Quando o usuário faz interagir as novas tecnologias com o uso das inteligências múltiplas, alcançando o real sentido da aprendizagem.

Cada questão vale 2,0 pontos.

A tecnologia como instrumento do ensino-apredizagem

A evolução da tecnologia impulsiona o homem a assumir uma postura que o coloque em atuação eficaz frente a esta nova realidade. O acesso a estas novas tecnologias é cada vez mais facilitado e hoje, é difícil imaginar qualquer atividade realizada sem elas.
A revolução tecnológica produziu uma geração de alunos que cresceu em ambientes ricos de multimídia, com expectativas e visão de mundo diferente de gerações anteriores, sendo assim o profissional da educação precisa revisar suas práticas educacionais como condição para que possa dar-lhes educação apropriada.
Na escola, essa revolução tecnológica requer uma nova forma de interagir: conteúdo - sala de aula - aluno - professor. Houve uma inversão de valores, onde o professor deixou de ser o ponto fundamental da aprendizagem do aluno para ser um referencial facilitador na construção do aprendizado.
Acompanhar as mudanças ou fazer retórica a respeito de modernidade não é suficiente, pois a evolução acontece até mesmo independentemente da vontade individual, mas como parte de um processo de desenvolvimento em que todos estamos envolvidos, e as novas gerações são incluídas nesse processo no estágio onde se encontra, não necessitando retomar ou reviver os estágios já percorridos pelas gerações anteriores.
A utilização de novas tecnologias sem mudança de paradigmas das concepções de ensino e de aprendizagem poderá não ser tão significativa quanto se espera, por exemplo, a participação dos alunos tem maior probabilidade de sucesso nas salas de aula que enfatizam o uso de programas que permitem a experimentação e exploração, aplicação de hipermídia e softwares de autoria; e menor com o uso de software de exercícios de repetição e prática, podendo levar ao tédio e frustração por parte dos alunos.
A tecnologia dá uma dimensão adicional na educação criando mundos artificiais e, com isso, nos deparamos com situações onde acontecem coisas não programadas, mas que precisamos lidar com elas, desenvolvendo a habilidade de trabalhar com o inesperado. Contudo, a construção do conhecimento pelo aprendiz não é um processo simples e imediato, mas complexo e de longo prazo, não se devendo confundir aprender com ser ensinado.