
A tecnologia como instrumento do ensino-apredizagem
A evolução da tecnologia impulsiona o homem a assumir uma postura que o coloque em atuação eficaz frente a esta nova realidade. O acesso a estas novas tecnologias é cada vez mais facilitado e hoje, é difícil imaginar qualquer atividade realizada sem elas.
A revolução tecnológica produziu uma geração de alunos que cresceu em ambientes ricos de multimídia, com expectativas e visão de mundo diferente de gerações anteriores, sendo assim o profissional da educação precisa revisar suas práticas educacionais como condição para que possa dar-lhes educação apropriada.
Na escola, essa revolução tecnológica requer uma nova forma de interagir: conteúdo - sala de aula - aluno - professor. Houve uma inversão de valores, onde o professor deixou de ser o ponto fundamental da aprendizagem do aluno para ser um referencial facilitador na construção do aprendizado.
Acompanhar as mudanças ou fazer retórica a respeito de modernidade não é suficiente, pois a evolução acontece até mesmo independentemente da vontade individual, mas como parte de um processo de desenvolvimento em que todos estamos envolvidos, e as novas gerações são incluídas nesse processo no estágio onde se encontra, não necessitando retomar ou reviver os estágios já percorridos pelas gerações anteriores.
A utilização de novas tecnologias sem mudança de paradigmas das concepções de ensino e de aprendizagem poderá não ser tão significativa quanto se espera, por exemplo, a participação dos alunos tem maior probabilidade de sucesso nas salas de aula que enfatizam o uso de programas que permitem a experimentação e exploração, aplicação de hipermídia e softwares de autoria; e menor com o uso de software de exercícios de repetição e prática, podendo levar ao tédio e frustração por parte dos alunos.
A tecnologia dá uma dimensão adicional na educação criando mundos artificiais e, com isso, nos deparamos com situações onde acontecem coisas não programadas, mas que precisamos lidar com elas, desenvolvendo a habilidade de trabalhar com o inesperado. Contudo, a construção do conhecimento pelo aprendiz não é um processo simples e imediato, mas complexo e de longo prazo, não se devendo confundir aprender com ser ensinado.
A evolução da tecnologia impulsiona o homem a assumir uma postura que o coloque em atuação eficaz frente a esta nova realidade. O acesso a estas novas tecnologias é cada vez mais facilitado e hoje, é difícil imaginar qualquer atividade realizada sem elas.
A revolução tecnológica produziu uma geração de alunos que cresceu em ambientes ricos de multimídia, com expectativas e visão de mundo diferente de gerações anteriores, sendo assim o profissional da educação precisa revisar suas práticas educacionais como condição para que possa dar-lhes educação apropriada.
Na escola, essa revolução tecnológica requer uma nova forma de interagir: conteúdo - sala de aula - aluno - professor. Houve uma inversão de valores, onde o professor deixou de ser o ponto fundamental da aprendizagem do aluno para ser um referencial facilitador na construção do aprendizado.
Acompanhar as mudanças ou fazer retórica a respeito de modernidade não é suficiente, pois a evolução acontece até mesmo independentemente da vontade individual, mas como parte de um processo de desenvolvimento em que todos estamos envolvidos, e as novas gerações são incluídas nesse processo no estágio onde se encontra, não necessitando retomar ou reviver os estágios já percorridos pelas gerações anteriores.
A utilização de novas tecnologias sem mudança de paradigmas das concepções de ensino e de aprendizagem poderá não ser tão significativa quanto se espera, por exemplo, a participação dos alunos tem maior probabilidade de sucesso nas salas de aula que enfatizam o uso de programas que permitem a experimentação e exploração, aplicação de hipermídia e softwares de autoria; e menor com o uso de software de exercícios de repetição e prática, podendo levar ao tédio e frustração por parte dos alunos.
A tecnologia dá uma dimensão adicional na educação criando mundos artificiais e, com isso, nos deparamos com situações onde acontecem coisas não programadas, mas que precisamos lidar com elas, desenvolvendo a habilidade de trabalhar com o inesperado. Contudo, a construção do conhecimento pelo aprendiz não é um processo simples e imediato, mas complexo e de longo prazo, não se devendo confundir aprender com ser ensinado.
Um comentário:
ADORAMOS O TEXTO,VOCES CONSEGUIRAM EXPOR AS IDÉIAS DE FORMA CLARA E COERENTE, INCLUSIVE QUANDO SE REFERIRAM A MANEIRA COMO UM PROFESSOR DEVE AGIR PARA OBTER O SUCESSO PROFISSIONAL....
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